O segmento de motos entre 125 e 500cc vai crescer significativamente
até 2020, principalmente na Ásia e na América do Sul. E com a nossa
abordagem premium vamos atrair novos clientes para a BMW Motorrad”,
afirmou Stefan Schaller, presidente da BMW Motorrad, na apresentação
oficial da versão final da G 310R, a primeira moto abaixo de 500cc da
marca alemã. O modelo será vendido no Brasil em 2016.
Para o executivo da marca alemã, a BMW G 310 R é muito mais do
que apenas outra motocicleta abaixo de 500cc. “Ela irá redefinir o seu
segmento, pois é ideal para os jovens motociclistas, os novatos sobre
duas rodas. E este novo conceito nos ajudará a ampliar nossa
participação em potenciais de mercado”, explicou Schaller.
O modelo traz a identidade visual do conceito Stunt G 310,
mostrado no Salão Duas Rodas 2015. Com um cilindro e ciclística
refinada, a G 310 R traz design moderno, marcado por linhas angulosas –
que lembram a naked S 1000 R - e peso concentrado na dianteira. A
traseira alta, por sua vez, transmite esportividade, mas sem deixar de
lado o conforto para a garupa.
Coração de um cilindro
A pequena BMW traz um inédito motor monocilíndrico de 313 cm³,
com arrefecimento líquido, e comando duplo no cabeçote, que produz 34,4
cv de potência máxima a 9.100 rpm. O torque máximo é de 2,85 kgf.m a
7.500 rpm. Com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de
combustível, o propulsor deve ser o mais econômico da família BMW.
Segundo testes feitos pela marca alemã, o consumo médio é de 30 km/l.
O diferencial do motor fica por conta do posicionamento do
cilindro, inclinado para trás, desenvolvido em construção "open-deck" e o
cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão
está posicionado à frente.
O motor, aliás, conta com câmbio de seis velocidades – com a
última mais longa para rodar na estrada – e transmissão final por
corrente. A BMW informa que o modelo pode chegar a 145 km/h de
velocidade final.
Freios ABS de série
Na parte ciclística, o chassi tubular é feito em aço e traz garfo
telescópico invertido com tubos de 41 mm na dianteira e 140mm de curso.
O monoamortecedor traseiro é fixado diretamente na balança de alumínio e
conta com curso de 131 mm. A balança é de alumínio. Segundo a marca, a
curta distância entre-eixos – 1.374 mm – favorece a agilidade para
manobras rápidas e mudanças de direção.
A pequena naked alemã tem rodas de liga-leve aro 17 polegadas,
calçadas com pneus radiais nas medidas 110/70 R 17 (Diant.) e 150/60 R
17 (Tras.). A dianteira é equipada com disco simples de 300 mm de
diâmetro, com pinça de fixação radial e cáliper de quatro pistões. Na
traseira, pinça flutuante de dois pistões associada a um disco de 240 mm
de diâmetro. De série, a moto traz sistema de freios antitravamento
(ABS) de dois canais. Já o painel de instrumentos da G 310R tem como
destaque o grande display de cristal líquido (LCD).
Produção na Índia e no Brasil
Desenvolvida pela BMW, a G 310R será fabricada na Índia pela TVS
Motor Company – empresa que também é parceira da Dafra na produção da
street Apache 160, à venda no Brasil. A pequena naked da BMW estará
disponível em três cores: azul, branca e preta. A G 310R deverá fazer
sua primeira aparição pública no Salão de Milão 2015, que abre as portas
no dia 19 de novembro. No evento deverá ser divulgada a previsão de
chegada do modelo às lojas e também o preço, pelo menos na Europa.
A BMW já confirmou a venda da pequena street de 300cc no Brasil a
partir do segundo semestre de 2016. A G 310R será montada na planta da
Dafra, em Manaus (AM). Alguns fãs da marca, mais puristas, podem torcer o
nariz ao ver uma street de 300 ostentando o símbolo azul e branco. Mas
se agradar o jovens é a chance da marca ampliar seu leque de
consumidores e mantê-los fiéis por décadas.
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