O que podem possuir em comum produtos como
pianos, órgão eletrônicos, motocicletas, carrinhos de golfe, motores de
popa e Jet-ski? A tradição e a qualidade da marca japonesa YAMAHA,
reconhecida por milhões de pessoas no mundo, desde músicos à
motociclistas e golfistas, por seus produtos de alta durabilidade e
eficiência.
-
A história
A
história da empresa começou em 1887 quando Torakusu Yamaha, que
consertava órgãos avariados numa escola primária, teve a idéia de
construir ele mesmo seus próprios órgãos. Superou grandes dificuldades e
teve sucesso na produção do primeiro órgão de bambu feito no Japão. Foi
então que ele resolveu formar a Yamaha Reed Organ Manufacturing Company
no ano seguinte. Em 1892 a empresa já exportava seus primeiros 78
órgãos para outros países da Ásia. No dia 12 de outubro de 1897, ele
fundou oficialmente a Nippon Gakki Co. Limited (literalmente “Japan
Musical Instrument Manufacturing Co.”) em Hamamatsu, prefeitura de
Shizuoka no Japão, responsável pela idealização do primeiro piano
japonês. O desenvolvimento da arte de criar instrumentos musicais veio
como uma conseqüência natural.
No início do novo século, a empresa produziu seu primeiro piano de
tamanho grande. Pouco depois, em 1904, o piano e o órgão YAMAHA
receberam o grande prêmio na Feira Mundial de St. Louis, ganhando assim
reconhecimento mundial. Nas décadas seguintes a YAMAHA diversificou sua
linha de produtos com o lançamentos de novos tipos de instrumentos
musicais como harpas, guitarras e violões, além de inaugurar, em 1930,
um laboratório acústico de pesquisa e um centro de desenvolvimentos de
novos produtos. A história da empresa começaria a mudar depois da
Segunda Guerra Mundial, quando o presidente da YAMAHA Genichi Kawakami,
resolveu utilizar as máquinas que fabricavam peças de aviões durante a
guerra e o conhecimento em tecnologias metalúrgicas para a fabricação de
motocicletas em série. A primeira motocicleta da empresa foi a YA-1
(conhecida pelos entusiastas japoneses como Akatombo, a “libelula
vermelha”, devido as suas formas simples e uma moderna cor marrom
avermelhada), da qual foram construídas 125 unidades no primeiro ano de
produção, em 1954. Foi então que no mês de junho de 1955 ocorreu a
fundação da YAMAHA MOTORS CORPORATION.
Rapidamente o modelo YA-1, uma motocicleta de 125cc, cilíndrico
único e motor dois tempos, estabeleceu a reputação da empresa em
fabricar motos duráveis e de ótima qualidade. Essa reputação aumentou
com a entrada da empresa nas competições de motociclismo, que tinha como
objetivo mostrar claramente a superioridade do produto e aumentar o
reconhecimento da marca. Este modelo permaneceu em produção até 1956, e
sua mais célebre conquista foi o primeiro lugar conquistado na corrida
da subida do Monte Fuji no ano anterior. Porém a primeira motocicleta
totalmente desenvolvida e projetada pela YAMAHA só foi produzida em
1957, batizada com o nome de YDI, e lançada em versão de competição. A
produção de motocicletas nessa época era ainda modesta, apenas 15.811
unidades, número bem inferior aos das concorrentes Suzuki e Honda.
No ano de 1958 as motocicletas YAMAHA começaram a serem vendidas
nos Estados Unidos através de um distribuidor autorizado. No ano
seguinte a YAMAHA lançou no mercado sua primeira motocicleta esportiva
sendo a primeira montadora japonesa a realizar esse feito. Tomando por
base a sua experiência na produção de motocicletas, a YAMAHA começou no
início dos anos 60 a fabricar motores de popa e não demorou muito para
investir em novos setores como motores para automóveis, snowmobiles,
motores para múltiplos usos, geradores, bombas de água, karts de
corrida, carros de golfe, equipamento para remoção de neve, motores
diesel e veículos off-road. Nesta época a produção cresceu 600% chegando
a 138 mil unidades, e a empresa se estabeleceu oficialmente nos Estados
Unidos. Com o Japão vivendo uma enorme depressão, a empresa também
começou a exportar suas motocicletas em maior volume. Outra grande
estratégia adotada pela empresa foi o início da participação da
montadora no Campeonato Mundial de Motociclismo com uma equipe própria.
Em 1964 as exportações já chegavam a 87 mil unidades. No ano
seguinte a produção atingiu 244 mil unidades, sendo 50% destinada para
exportação. A primeira fábrica da YAMAHA no exterior foi inaugurada em
Siam no ano de 1966 para atender o sudeste asiático. No ano seguinte a
produção de motocicletas da YAMAHA ultrapassou a da Suzuki. Em 1968 a
empresa ingressou no segmento On/Off Road, motocicleta de uso misto, que
proporcionava excelente comportamento tanto para uso no asfalto, quanto
na terra ou terrenos irregulares. No final desta década, em 1969, a
empresa construiu seu próprio circuito perto de sua fábrica na cidade de
Iwata com o objetivo de poder desenvolver e testar mais profundamente
novos modelos e tecnologias. Isto era o resultado do enorme sucesso da
YAMAHA nas competições de motociclismo mais importantes do mundo, onde
conquistou inúmeros títulos mundiais em todas as categorias.
Em 1970 a empresa, que já era uma das maiores montadoras de
motocicletas no mundo, oferecendo aos consumidores aproximadamente 20
modelos de motos, que iam desde 50cc à 350cc. Em 1973 a empresa atingiu
uma marca histórica quando a produção rompeu a barreira de 1 milhão de
unidades produzidas. Ainda nessa década, os modelos esportivos RD 250LC e
RD350LCA fizeram um enorme sucesso, elevando ainda mais as vendas
globais da YAMAHA. No começo da década de 80 a produção de motocicletas
atingiu a marca de 2.2 milhões de unidades fabricadas. Foi ainda nesta
década que a YAMAHA introduziu as motos compactas XJ, que iam de 550cc
até 1100cc, além das motos de extremamente potentes como a 750cc e
1000cc.
A linha do tempo
1942
● Lançamento de sua primeira guitarra acústica.
1956● Lançamento da motocicleta YC-1, uma versão de luxo da YA-1 que imediatamente chamou a atenção do público.
1959
● Lançamento da YDS-1, motocicleta equipada com motor de 20cv e quadro tubular em aço, que garantiam um desempenho sem precedentes para a época. Características como a 1ª transmissão de 5 velocidades e painel de instrumentos com contador de rotações, chamou a atenção dos condutores que rapidamente a apelidaram como o “1º modelo esportivo japonês”.
● Lançamento da YDS-1, motocicleta equipada com motor de 20cv e quadro tubular em aço, que garantiam um desempenho sem precedentes para a época. Características como a 1ª transmissão de 5 velocidades e painel de instrumentos com contador de rotações, chamou a atenção dos condutores que rapidamente a apelidaram como o “1º modelo esportivo japonês”.
1960
● Início da fabricação dos motores de popa.
● Início da fabricação dos motores de popa.
1965
● Início da fabricação dos primeiros instrumentos de sopro, como o trompete.
● Início da fabricação dos primeiros instrumentos de sopro, como o trompete.
1968
● Lançamento do primeiro Snowmobile (espécie de moto para neve), fazendo com que a empresa ingressasse em um novo segmento de mercado.
● Lançamento da DT-1 Enduro, primeira motocicleta que poderia ser utilizada tanto na cidade (andando no asfalto) como para fazer trilhas (andando em terrenos irregulares).
● Lançamento de sua primeira linha de equipamentos hi-fi stereo.
● Lançamento do primeiro Snowmobile (espécie de moto para neve), fazendo com que a empresa ingressasse em um novo segmento de mercado.
● Lançamento da DT-1 Enduro, primeira motocicleta que poderia ser utilizada tanto na cidade (andando no asfalto) como para fazer trilhas (andando em terrenos irregulares).
● Lançamento de sua primeira linha de equipamentos hi-fi stereo.
1970
● Lançamento de sua primeira motocicleta 4 tempos com motor 650cc. A XS-1 rapidamente se tornou popular como um modelo esportivo leve e compacto, conseguido com a montagem de um motor vertical OHC, caracterizado principalmente pela sua reduzida dimensão num chassi compacto.
● Lançamento de sua primeira motocicleta 4 tempos com motor 650cc. A XS-1 rapidamente se tornou popular como um modelo esportivo leve e compacto, conseguido com a montagem de um motor vertical OHC, caracterizado principalmente pela sua reduzida dimensão num chassi compacto.
1971
● Início da produção de semicondutores.
● Início da produção de semicondutores.
1972● Lançamento da motocicleta TX 750, primeiro modelo de 750cc a ser produzido em série.
1973
● Lançamento da motocicleta TX 500, uma motocicleta super esportiva sendo a primeira a ter um motor DOHC com 4 válvulas por cilindro de elevada potência.
● Lançamento do primeiro modelo de kart.
● Lançamento da motocicleta TX 500, uma motocicleta super esportiva sendo a primeira a ter um motor DOHC com 4 válvulas por cilindro de elevada potência.
● Lançamento do primeiro modelo de kart.
1975
● Lançamento dos primeiros modelos de carrinhos de golfe.
● Lançamento dos primeiros modelos de carrinhos de golfe.
1976● Início da produção de pianos elétricos e eletrônicos.
● Lançamento do primeiro motor marítimo movido a diesel.
● Lançamento da motocicleta XT 500, desenvolvida como uma máquina de enduro para provas no deserto.
● Lançamento do primeiro motor marítimo movido a diesel.
● Lançamento da motocicleta XT 500, desenvolvida como uma máquina de enduro para provas no deserto.
1977
● Lançamento da XS Eleven, na época a maior motocicleta produzida por fabricantes japoneses.
● Lançamento da XS Eleven, na época a maior motocicleta produzida por fabricantes japoneses.
1978● Lançamento da XS-650 Special,
modelo responsável boom de vendas no mercado americano. Com
características como guidão estilo chopper, assento e banco extremamente
confortável, rodas de 16'', este modelo vês enorme sucesso entre os
motociclistas mais exigentes.
● Lançamento no mercado americano do carro de golfe movido a gás.
● Lançamento no mercado americano do carro de golfe movido a gás.
1981● Lançamento da XJ-750E,
modelo que personificou mais do que qualquer um o ideal da YAMAHA em
construir motocicletas elegantes, compactas e divertidas de conduzir.
1982
● Lançamento da XJ-650 TURBO, equipada com o 1º sistema de carburador com turbo do mundo. Entre outras características marcantes, este modelo tinha um sistema de turbo com injeção eletrônica de combustível. O desenho aerodinâmico das suas carenagens foi resultado de vários testes em túnel de vento e da utilização da tecnologia de construção da divisão Marine da empresa.
● Lançamento da XJ-650 TURBO, equipada com o 1º sistema de carburador com turbo do mundo. Entre outras características marcantes, este modelo tinha um sistema de turbo com injeção eletrônica de combustível. O desenho aerodinâmico das suas carenagens foi resultado de vários testes em túnel de vento e da utilização da tecnologia de construção da divisão Marine da empresa.
1983
● Lançamento da XVD-1200D VNTURE ROYALE, na época a moto de maior cilindrada e potência, desenvolvida como uma touring de longas distâncias para o mercado norte americano. Entre suas muitas características se destacava um motor V4 de refrigeração liquida DOHC e sistema de controle da suspensão por computador.
● Lançamento da XVD-1200D VNTURE ROYALE, na época a moto de maior cilindrada e potência, desenvolvida como uma touring de longas distâncias para o mercado norte americano. Entre suas muitas características se destacava um motor V4 de refrigeração liquida DOHC e sistema de controle da suspensão por computador.
1985
● Lançamento da FZ-750, equipada com motor de 5 válvulas DOHC com 4 cilindros em paralelo, uma inovação que resultou em mais potência e estabilidade.
● Lançamento da FZ-750, equipada com motor de 5 válvulas DOHC com 4 cilindros em paralelo, uma inovação que resultou em mais potência e estabilidade.
1990● Lançamento da VMAX 1200,
motocicleta que oferecia aos condutores uma máquina de turismo com uma
experiência de condução distinta. Com um motor de refrigeração liquida
V-4 de 1200cc e componentes distintos e de qualidade elevada, este
modelo foi um sucesso no mercado japonês.
-
Sucesso nas pistas
A YAMAHA tem uma longa herança e tradição em corridas de motociclismo, onde teve a sua equipe vencedora com diversas máquinas, e em diversas categorias, desde motocross até competições de pistas. A montadora japonesa também teve grande sucesso com pilotos como Bob Hannah, Kenny Roberts, Chade Reed, Jeremy McGrath, Stefan Merriman, Wayne Rainey e, mais recentemente, Valentino Rossi e James Stewart. A YAMAHA ficou conhecida como a criadora da motocicleta de motocross moderna, pois foi a primeira empresa a construir em série uma motocicleta mono-choque para cross (modelos de 250 cc e 400 cc em 1975, e um modelo de 125 cc em 1976) e uma das primeiras a ter em sua linha uma motocicleta de cross refrigerada a água (em 1981).
A evolução visual
O
emblema da YAMAHA MOTOR, um arranjo de três diapasões usados para
afinar instrumentos musicais, foi definido pela Nippon Gakki em 1898 e
tem sido usado pela empresa desde a sua fundação. Esses três diapasões
no emblema original incorporavam a idéia de “três braços de produção,
marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o mundo”. Na imagem
abaixo é possível acompanhar a evolução do logotipo da divisão de
instrumentos musicais da empresa.
Atualmente a YAMAHA utiliza diferentes cores em seu logotipo para designar suas diferentes divisões de produtos.
A marca no Brasil
A
YAMAHA se instalou no Brasil em 1970 para iniciar a importação e
distribuição de motocicletas, motores de popa, peças genuínas e
prestação de assistência técnica através de Rede de Concessionárias
Autorizadas. Não foi só a cultura oriental que os japoneses trouxeram
para o Brasil. Nessa época chegaram as primeiras motocicletas de média
cilindrada e as famosas 650 quatro tempos. Em 1973 a empresa começou a
comercializar seus famosos instrumentos musicais no país. Já em 1974 é
produzida, em uma fábrica recém-inaugurada em Guarulhos (São Paulo), a
RD 50, logo afetuosamente chamada de “cinquentinha”, a primeira
motocicleta nacional. Em seguida apresentou os modelos RD75 e RS125,
proporcionando ao consumidor uma ascensão gradativa do modelo de 50 cc.
Em 1978, novamente o pioneirismo da empresa se faz presente com o
lançamento do modelo TT 125, instituindo assim, o segmento de
motocicletas on/off-road no mercado das motocicletas nacionais. Em 1985,
a YAMAHA consolida ainda mais suas raízes no Brasil, inaugurando, na
Zona Franca de Manaus, a Yamaha Motor da Amazônia, sua segunda fábrica.
A famosa RD 350, uma esportiva que se consagrou junto aos
motociclistas, foi lançada no ano de 1986. Pouco depois, em 1988, com o
lançamento da XT 600 Z Teneré, a YAMAHA apostava no forte potencial do
mercado on/off-road de média/grande cilindrada. Também nesse ano
aconteceu a instalação da linha de produção de motores de popa, com o
lançamento dos motores de 15 e 25 hp de potência. O mercado ganhou força
e a YAMAHA ampliou a sua gama de produtos com os veículos aquáticos.
Atenta aos desejos do consumidor, a empresa iniciou, em 1992, a
importação de vários modelos de motos mais potentes como: FZR 1000, XTZ
750 Super Ténéré e FJ 1200, além dos modelos de motos aquáticas.
Acompanhando as tendências mundiais e aprimorando as tecnologias dos
motores quatro tempos, lançou, em 1997, a XT 225, primeira motocicleta
on/off road de pequena/média cilindrada de quatro tempos produzida no
Brasil. Um ano depois, foi a vez do lançamento do scooter Jog Teen,
primeiro ciclomotor desenvolvido originalmente de acordo com as novas
leis de trânsito.
A marca no mundo
A YAMAHA, segunda maior produtora de motocicletas do mundo e maior fabricante de instrumentos musicais, oferece uma oferta variada de produtos, incluindo instrumentos musicais (pianos, órgãos, percussão, guitarras, flautas, baterias, violinos, violas, violoncelos e vibrafones), circuitos integrados, veículos (desde motos até quadrciclos e jetski), eletrônica de consumo e robôs industriais, que são comercializados em mais de 120 países no mundo. Os maiores mercados da empresa estão concentrados na Ásia e na América do Norte. A divisão musical gera um faturamento de US$ aproximadamente US$ 5.2 bilhões, enquanto a divisão Motor fatura US$ 16 bilhões.
-
Você sabia?
● Desde o estabelecimento da Fundação Musical Yamaha, em 1966, foi criado um amplo leque de atividades musicais no âmbito social, incluindo as escolas de música Yamaha e o Concerto Júnior Original. A importante idéia de promover e ajudar à educação musical e á sua popularização no mundo é um dos elementos mais significativos que distingue a YAMAHA da sua concorrência.
FONTE: as informações foram retiradas e
compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas
(Fortune, Forbes, Newsweek,
BusinessWeek e Time), sites especializados
em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia
(informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance,
Yahoo Finance e Hoovers).
Nenhum comentário:
Postar um comentário