Há muitos anos que a moto Suzuki
V-Strom 1000 é querida por motociclistas de viagem, desses que curtem as
mais longas. Mas, desde que parou de ser comercializada no Brasil, sua
irmã menor, a 650cc, vinha tomando seu lugar.
A Suzuki confirmou recentemente que vai vender a partir de meados de
junho de 2014 a nova geração da V-Strom 1000, a principal novidade da
marca em 2014 em todo o mundo.
O modelo foi produzido para competir no segmento aventureiro, o das
maxtrail, representado por motos como BMW R 1200 GS, Triumph Explorer
1200 e Yamaha Super Ténéré. Outras possíveis rivais são Honda
Crosstourer, Kawasaki Versys 1000, Ducati Multistrada e KTM 1190
Adventure.
A nova V-Strom 1000 revisita nome de sucesso de anos atrás, que havia
sido abandonado. Mais moderna, a aventureira possui motor V2, com
refrigeração líquida e injeção eletrônica, de 101 cavalos de potência a
8.000 rpm e 10,5 kgfm de torque a 4.000 rpm.
De acordo com a J.Toledo, representante da marca no Brasil, o modelo será montado em Manaus.
Além de visual e chassi totalmente novos, a V-Strom ganhou muitos
avanços tecnológicos, como controle de tração, freios ABS e embreagem
anti-deslizante.
De acordo com a Suzuki, a V-Strom 1000 é o primeiro modelo da marca a
contar com controle de tração, sistema que impede a roda traseira de
derrapar em acelerações, evitando quedas. O dispositivo possui dois
modos, um mais intrusivo e outro mais brando, além de pode ser
desligado.
O câmbio de 6 marchas também traz a inovação do sistema de embreagem
anti-deslizante, que diminui os efeitos do freio motor, evitando o
travamento da roda traseira em reduções de marchas bruscas. Segundo a
Suzuki, os acionamentos de embreagem estão 13% mais leves, graças ao
dispositivo assistido.
Motor evoluiu mas tanque diminuiu
O aumento de cilindrada, de 996 cm³ para 1.037 cm³, foi obtido graças
ao aumento do diâmetro dos pistões, que passaram de 98 mm para 100 mm. O
resultado é um incremento de potência de 98 cv para 100 cv, enquanto o
torque saltou de 10,3 kgfm para 10,5 kgfm.
Quanto aos anéis do motor, estão 15% menores e com menos atrito, o
que contribui para a economia de combustível. Segundo a marca, o consumo
médio atual é de 20,9 km/l, ante 18 km/l da antiga V-Strom. O novo
tanque, no entanto, foi reduzido de 22 para 20 litros.
Concorrência e preço
O que vai definir a aceitação da nova V-Strom 1000 e sua participação
no mercado de motos aventureiras, também chamadas de big trails, será
definitivamente seu preço, ainda não divulgado pela Suzuki. Arriscamos
(um palpite) dizer que vai ficar na faixa dos R$ 49 mil ou bem próximo a
isso. É esperar para ver... e claro, tudo dependerá dos valores das
motos da concorrência na época da sua comercilaização (junho/14) e do
valor do real perante as moedas estrangeiras.
No mercado, modelos aventureiros das 1000/1200 cilindradas,
atualmente, variam desde R$ 49.900 (Kawasaki Versys 1000) até a Honda
Crosstourer 1200X que custa R$ 77.754. Vale lembrar também que o dólar
aumentou consideravelmente perante o real e as motos importadas ainda
não tiveram (e não sabemos se terão) ajustes de preços. Quem monta ou
fabrica em Manaus fica na vantagem. Ao menos é isso que sempre
desejamos.
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